sábado, 30 de julho de 2016

APRESENTAÇÃO 01: O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS

No último domingo, dia 24 de julho, ministramos a Aula 04 da Revista Adultos da CPAD na Assembleia de Deus do Guará (sede do Ministério Internacional do Guará), presidida pelo Pr Adalino Inácio Sobrinho.

Segue link com a apresentação em power point que serviu de base para o estudo "O trabalho e os atributos do ganhador de almas".

Aproveitem.


https://www.dropbox.com/home?preview=O+TRABALHO+E+OS+ATRIBUTOS+DO+GANHADOR+DE+ALMAS.pptx

MENSAGEM 10: OS TRÊS FUNDAMENTOS DA IGREJA



OS TRÊS GRANDES FUNDAMENTOS DA IGREJA

Texto Base: Mt 16.18

INTRODUÇÃO:
- Meus irmãos, estive refletindo sobre a fundação da Igreja do Senhor, quando ocorreu e sob quais bases.
- Primeiramente, analisemos a etimologia da palavra “Igreja”:
- Igreja deriva do grego “ekklésía” e significa, dentre outros, “assembleia dos fiéis”.
- Igreja possui um sentido universal, que se refere às pessoas que professam a mesma fé; e um sentido local, que se refere ao local de congregação dos fiéis.
- Nessa noite reforçaremos o sentido universal da igreja, as pessoas que formam um organismo vivo, cuja cabeça é Jesus; um exército pacífico liderado por Cristo.
- A 1ª vez que o vocábulo “igreja” aparece na Bíblia encontra-se no evangelho de Mt 16.18, que lemos ao introduzir esta mensagem.
- E é justamente com base nessa 1ª aparição, pronunciada por Jesus Cristo, que iremos ministrar esta mensagem, que tem como tema “Os três grandes fundamentos da Igreja”.

DESENVOLVIMENTO

1) UMA IGREJA EDIFICADA EM UMA ROCHA
“sobre esta pedra edificarei...” (Mt 16.18b)
- O 1º grande fundamento da Igreja é que ela é uma igreja edificada numa pedra, numa rocha, numa doutrina estratégica e inabalável.
- Na simbologia bíblica, rocha significa firmeza. Em tempos em que o concreto e o aço ainda não existiam, toda construção era feita com rochas; e toda construção necessitava de uma “pedra angular”, a “pedra fundamental” (jargão usado até hoje, por este motivo).
- E qual é esta pedra, a que Jesus se refere? Qual é a doutrina fundamental da Igreja?
- O leitor menos atento pode entender que a pedra é Pedro, o apóstolo, pois o próprio Jesus diz: “Pois também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18a)
- Mas essa interpretação é enganosa. A pedra não é Pedro.
- A igreja de Jesus jamais poderia estar firmada num alicerce humano, seja ele Pedro, Moisés, Davi, Maomé ou Maria. Isto porque a própria Palavra de Deus ensina que nós, seres humanos, somos pó (Gn 2.7; Jó 10.9). Ora, pó não é pedra!
- Jesus usa apenas um trocadilho com o nome de Pedro (que ele mesmo colocara, pois o nome original de Pedro era Simão) e devido à revelação que Deus o deu (Mt 16.16,17).
- A revelação, esta sim, é a pedra fundamental da Igreja. A força, a raiz, o alicerce e a base da igreja: “tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo” (Mt 16.16).
- Não existe outro slogan, outro emblema, outro lema, outro tema, outra divisa, outra epígrafe, que tão bem represente o por quê da igreja e o por quê da sua força.
- A igreja existe; a igreja é forte; a igreja é poderosa; porque é firmada em Cristo, o Filho do Deus Vivo.
- O segredo da igreja de Cristo é que ela é fundada sobre o “Filho do Deus Vivo”. A força da igreja de Cristo é que ela é fundada sobre o “Filho do Deus Vivo”. A diferença da igreja de Cristo é que ela é fundada sobre o “Filho do Deus Vivo”.
- Jesus é a pedra, o único e suficiente alicerce da Igreja. Não precisamos de outro alicerce. E Ele não admite outro alicerce.
- Paulo ensina que “ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (I Co 3.11).
- O próprio Pedro, pregando perante ao Sinédrio, demove qualquer dúvida em relação ao fundamento da igreja quando diz: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (Ap 4.11).
- E ainda Pedro reforça dizendo em sua 1ª Epístola: “E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” (I Pe 2.4).
- Irmãos, a unção da igreja não está sobre Pedro, não está sobre o pastor, não está sobre o pregador, não está sobre o cantor. A unção da igreja está sobre a pedra, que é Cristo.
- E essa é a força da igreja. Por isso ela resiste aos séculos. Porque é um organismo vivo, nós somos os membros e a cabeça é Cristo.

2) UMA IGREJA COM UM DONO
“... a minha igreja” (Mt 16.18c)
- É simbólico, é emblemático, que a 1ª vez que a palavra igreja é mencionada na Bíblia, o seja pelos lábios do Senhor Jesus.
- Ainda é mais simbólico que a palavra igreja seja precedida da palavra “minha”: “Minha igreja”.
- “Minha” é um pronome possessivo.
- Ou seja, o 2º grande fundamento da Igreja é que ela tem um dono. Um único dono. E esse dono é Jesus.
# O Pr Adalino Inácio Sobrinho preside um campo com quase 1.000 igrejas, muitas delas registradas em nome da Convenção. Mas ele não é o dono da igreja.
# O Pr Ronaldo Batista da Silva administra este templo e uma sede local composta por cinco congregações. Mas ele também não é o dono da igreja.
# A igreja tem um dono e Ele se chama Jesus!!!
- Todo o trabalho é feito para Ele, por causa dEle, dedicado a Ele.
- O cantor canta para Ele; o músico toca para Ele; o pastor administra para Ele; o pregador prega por causa dEle.
- O aplauso, se houver, é para Ele; o louvor, se houver, é para Ele; as lágrimas, se houverem, são para Ele.
- Na verdade, o pastor existe por causa dEle; foi escolhido por Ele; foi ungido por Ele; foi capacitado por Ele; Está à frente da Obra pela misericórdia dEle; está de pé por causa dEle.
- O pregador, o cantor, o mestre, o diácono, todos igualmente somos servidores dele.
- Ele é o dono da vinha, e nós somos os lavradores; Ele é o senhor da casa, e nós somos os mordomos; Ele é o General de batalha, e nós somos os soldados.
- A honra, a glória e o louvor são todos dEle; e as almas arrependidas rendem-se a Ele.
- O cantor, o pastor e o pregador não são dignos de glória (ESTÃO ME ENTENDENDO???), pois são apenas instrumentos dEle.
- O pregador, por mais preparado, mais eloquente e erudito, não convence ninguém, quem convence é o Espírito dEle.
- O pregador não batiza com fogo, mas Ele.
# Aqui está um equívoco que muitas igrejas estão cometendo nestes tempos: estão supervalorizando os instrumentos (o pastor, o pregador, o conjunto, o cantor).
# O stradivarius quebrado
# A escultura assinada
- Meus irmãos, a igreja subsiste nEle, por Ele e para Ele, e ai de nós se julgarmos que de nossa própria sabedoria fazemos algo.

3) UMA IGREJA VITORIOSA
“e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18d)
- Concluindo o versículo, Jesus garante que “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja”.
- Ora, aquele que tem todo o poder e que é o dono da igreja antecipa que as portas do inferno se levantarão contra a igreja, mas que essas portas não prevalecerão contra a igreja.
- Daqui vemos o 3º grande fundamento da igreja do Senhor: é uma igreja vencedora!
- Quem pensa que leis anti-bíblicas podem vencer a igreja, é porque não conhece o dono da igreja; quem pensa que algum governo ou partido político pode conter o avanço da igreja, é porque não conhece o dono da igreja.
- Quanto mais Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Vespasiano e outros imperadores romanos investiam contra a igreja, mais a igreja crescia e se fortalecia.
- Quanto mais os nossos patriarcas da igreja primitiva eram lançados na arena, enfrentando os leões, mais a igreja crescia.
- Quanto mais os nossos irmãos eram perseguidos, presos, açoitados, esfolados, crucificados, serrados ao meio, queimados vivos, mais a igreja crescia.
- Pode se levantar o inferno inteiro contra a Igreja do Filho do Deus Vivo que Ele garante a vitória.
- Ele mesmo defende a Igreja! Não precisamos de ferramentas humanas para defender a igreja (como Davi não precisou da armadura de Saul). A igreja não precisa de Deputados, de Legisladores, de Governadores, de autoridades para defendê-la; isso é sabedoria humana e corruptível. Jesus a defende!!

CONCLUSÃO
- A Igreja do Senhor possui três grandes fundamentos: a) é edificada em uma rocha; b) ela tem um dono; c) ela é vitoriosa.
- Mais dia, menos dia, parece que já estou vendo, e a igreja do Senhor será arrebatada.
- Naqueles dias as ovelhas serão separadas dos bodes; o trigo será separado do joio. E a igreja do Filho do Deus Vivo vai subir para encontrar com o seu Dono nos ares.
- A Igreja de Jesus vai viver eternamente e governar juntamente com Ele.
- Cantares 6.10 – “Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras?” – a igreja viva entrando na Nova Jerusalém.

CONVITE
- Você que ainda não faz parte dessa igreja, dessa família, desse exército, aceite agora o Dono e venha caminhar juntamente conosco para o céu.
- Não importa o seu passado, mas somente o seu futuro.

MÚSICA 02: GETSÊMANI



GETSÊMANI

Leonardo Gonçalves



No Getsêmani foi que meu Jesus orou
Se entregando ao Pai mais uma vez
Logo vieram pessoas para o levar
Para a maior das provações
Ele tanto amou, tudo suportou
Ele carregou a nossa cruz



Ver os cravos nas mãos, seu corpo a sofrer
Naqueles momentos de dor
Ver o mestre a chorar e foi por você
Que ele mostrou tanto amor



Os soldados cuspiam no seu rosto nu
Posso ouvir o clamor da multidão
E Jesus a olhar aquele céu azul
Pede ao Pai que lhes dê o seu perdão
Ele tanto amou, tudo suportou

Ele carregou a nossa cruz



Ver os cravos nas mãos, seu corpo a sofrer
Naqueles momentos de dor
Ver o mestre a chorar e foi por você
Que ele mostrou tanto amor

Ele tanto, tanto me amou
Ele tudo por mim suportou
Carregou minha cruz



Ver os cravos nas mãos, seu corpo a sofrer
Naqueles momentos de dor
Ver o mestre a chorar e foi por você
Que ele mostrou tanto amor

Ouça e assista:

domingo, 24 de julho de 2016

AGENDA DO PREGADOR - AG 22: ASSEMBLEIA DE DEUS DO GUARÁ / DF

No domingo, dia 07 de agosto, às 09 horas, o Pastor Carlos Valente estará ministrando ensino bíblico na Assembleia de Deus do Guará / DF, a convite do Superintendente da EBD, Pastor Jorge Neves.

Todos estão convidados.

AGENDA DO PREGADOR - AG 21: ASSEMBLEIA DE DEUS DO AREAL / DF

Atendendo a convite que lhe foi formulado pelo Pastor Stênio Loyola, no próximo dia 31 de julho, às 19 horas, o Pastor Carlos Valente estará ministrando a preciosíssima Palavra de Deus na Assembleia de Deus do Areal / DF.

AGENDA DO PREGADOR - AG 20: ASSEMBLEIA DE DEUS DO PSUL / DF

Atendendo a convite que lhe foi formulado pela irmã Cybele, o Pastor Carlos Valente estará ministrando no Congresso de Jovens da Assembleia de Deus do PSUL (ADESPSUL), a ocorrer no próximo domingo, dia 31/07, às 9 horas.

AGENDA DO PREGADOR - AG 19: ASS DEUS DO GUARÁ / DF

Na próxima quinta-feira, dia 28/07, às 19h30min, o Pastor Carlos Valente estará ministrando a preciosa Palavra de Deus no Culto da Vitória da Assembleia de Deus do Guará/DF, atendendo a convite que lhe foi formulado pelo Pastor Salomão Lourenço e a Missionária Dirce.

Todos estão convidados. A Assembleia de Deus do Guará fica na QI 11, AE 06, em frente ao Giraffas.

AGENDA DO PREGADOR - AG 18: ASS DEUS GUARÁ / DF

Neste domingo, dia 24/07, às 09 horas, o Pastor Carlos Valente ministrou a lição 04 do terceiro trimestre do ano de 2016, atendendo a convite que lhe foi formulado pelo Pastor Jorge Neves, Superintendente da Escola Bíblica Dominical da Assembleia de Deus do Guará/DF, igreja sede do Ministério Internacional do Guará, liderado pelo Pastor Adalino Inácio Sobrinho.

Valente ministrou sobre "O Trabalho e Atributos do Ganhador de Almas", e Deus agiu poderosamente pela Sua Palavra.

sábado, 16 de julho de 2016

CARLOS VALENTE NA RÁDIO

PASTOR CARLOS VALENTE NA RÁDIO
Neste domingo, dia 17 de julho, às 15h30min, o Pastor Carlos Valente participará mais uma vez do Programa Conexão Gospel, na Rádio Rei da Glória, pregando, em 15 minutos, a mensagem "Os Paradoxos da Cruz de Cristo", uma mensagem imperdível. Agradeço o Pastor Eliézer pelo convite. Se liga na rádio!

RADIO REI DA GLORIA
Hoje Imperdível🎤🎼🎷🎸

 15h- Conexão Gospel
         Wesley Lins
          Pra. Adna
          Pr. Carlos Valente
          Brasília

www.radioreidagloria.com

Baixe nosso app playstore

MENSAGEM 09: AGUARDANDO O NOIVO ATÉ QUE VENHA


AGUARDANDO O NOIVO ATÉ QUE VENHA

Texto Base: Mt 25.1-13

INTRODUÇÃO:
- A parábola que acabamos de ler, a Parábola das Dez Virgens, é uma das mais conhecidas da Bíblia Sagrada.
- Narrada por Jesus Cristo em seu grande sermão profético, no Monte das Oliveiras (Mt 24.3a), foi somente registrada por Mateus.
- Jesus, mais uma vez, utiliza-se da linguagem figurada, simbólica, onde narra uma história natural p/ explicar uma verdade espiritual.
- O contexto do sermão profético nos mostra que Jesus está se referindo à sua volta e ao arrebatamento da Igreja. Por 3 motivos:
a) essa foi a pergunta que lhe foi feita (“dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? – Mt 24.3b).
b) esse é o cerne do sermão profético, onde Jesus revela “o princípio das dores”, “a grande tribulação”, “a vinda do filho do homem”, “a vida eterna e o castigo eterno”;
c) está entre outras duas parábolas que falam do mesmo assunto: “os dois servos” e “os dez talentos”.
- Esta é a última grande promessa para a Igreja do Senhor: Jesus vem! O Senhor está voltando. Jo 14.3,18,28; Ap 22.7,12,20.


DESENVOLVIMENTO

1) AS SIMBOLOGIAS DA PARÁBOLA
- A Parábola das dez virgens possui diversos componentes simbólicos, e aqui vamos esclarecê-los:
- As bodas: O Casamento na Palestina antiga (e ainda hoje) era muito diferente do que conhecemos atualmente.
- Praticamente todos os membros da comunidade acompanhavam o casamento, que era seguido de uma semana de festas na casa dos noivos. A tradição é o noivo tentar surpreender o cortejo.
- As dez virgens não são dez noivas. São dez jovens que querem participar desse momento importante da comunidade e usufruir da cerimônia das bodas e das festas.

a) O Noivo aguardado (25.1,5) = Jesus
- Jesus é o anseio das nossas almas. Anelamos pela sua volta.
- Aguardamos ansiosamente o dia em que vamos encontrá-lo e vê-lo como ele é. Essa é a maior expectativa dos crentes.

b) As dez virgens (25.1) = A Igreja
- As dez virgens representam a Igreja do Senhor.
- Há quem diga que as cinco virgens loucas representem o mundo. Discordo com essa visão, afinal:
a) todas as dez eram virgens;
b) todas as dez tomaram as suas lâmpadas;      
c) todas as dez saíram ao encontro do noivo; 
d) todas as dez ouviram o clamor: “Aí vem o noivo”;
e) e, por mais que contradiga 25.3, todas tinham azeite
- Elas representam os crentes que aguardam a vinda do Senhor.
- Cinco delas eram prudentes e cinco eram loucas (25.2)

c) As virgens prudentes = Os cristãos diligentes (atento, alerta)
- A única, a sutil, e a fundamental diferença entre as virgens prudentes e as virgens loucas, é que as prudentes tinham reserva de azeite em suas vasilhas (25.4).
- Essa reserva é fundamental para o caso de uma espera mais longa, o que de fato veio a ocorrer (tardando o noivo – 25.5a)

d) As virgens loucas = Os cristãos despercebidos (desatentos)
- As virgens loucas não tinham azeite de reserva.
- A diferença é sutil, quase que imperceptível:
A - Todos são crentes;
B - Todos vêm à Igreja;
C - Todos são parecidos aos olhos naturais;
- Mas só quem tem reserva de azeite entra para as bodas.

e) As lâmpadas (25.3,4) = a vida, o espírito humano
- Muitas vezes as lâmpadas vêm sendo interpretadas como a Palavra de Deus, devido ao Salmo 119.105.
- Entretanto, no contexto desta mensagem, as lâmpadas representam a nossa vida natural, o espírito humano, conforme está escrito em Pv 20.27: “a alma do homem é a lâmpada do Senhor”.

f) O azeite (25.3,4) = o Espírito Santo, a unção que dá luz à vida
- O azeite é símbolo do Espírito Santo (ver I Sm 16.13, Sl 133.1)
- O azeite (ou óleo) é uma das coisas que não podem faltar (Ec 9.8)
- Deus multiplicou o azeite da viúva.

g) Meia-noite (25.6) = horário incerto e inesperado
- Meia-noite representa a hora da virada. Paulo e Silas. Naufrágio.
- Jesus ressalta que o dia e a hora ninguém sabe (Mt 25.13)
- É justamente à meia-noite que todas as virgens acordam.
- É justamente à meia-noite que se nota a diferença de quem tem azeite de reserva e quem não tem.
- É justamente à meia-noite que se descobre quem vai entrar e quem vai ficar de fora.
# Não espere até a meia-noite. Aceite o alerta de Cristo e busque azeite agora, enquanto ainda há tempo.

h) Arauto que clama: “Aí vem o noivo!” = A trombeta do anjo
- Jesus nos fala de um clamor dizendo: “Aí vem o noivo”.
- Um arauto estava preparado para anunciar a chegada do noivo.
- Isso representa a trombeta do anjo que irá anunciar o arrebatamento da igreja (Mt 24.31; I Co 15.52; I Ts 4.16)
- Creio piamente que o arauto de Jeová já está a postos!
- Filhinhos, é já a última hora. Mais um poucochinho de tempo.

i) “Aí vem o noivo!” (25.6) = O momento da vinda de Jesus
- Ele vem! Ele vem! Ele está às portas!!!
- O momento mais maravilhoso de toda a história da humanidade.
- Esse é o momento em que o coração baterá mais forte.
- Chegou o momento que esperamos toda a nossa vida.

j) Saí-lhe ao encontro (25.6) = O encontro se dará nos ares
- Virgens, o encontro não será na terra. Será nos ares.
- Saí-lhe ao encontro. Movimentem-se. Subam.

l) Dai-nos do vosso azeite porque nossas lâmpadas se apagam (25.8) = o desespero de quem não está preparado
- Justamente no momento mais sublime, as virgens loucas observam que suas lâmpadas começam a apagar. Estão morrendo.
- Esperaram tanto; prepararam tanto; desejaram tanto; e justamente no momento em que o noivo vem, não estão preparadas.
- Agora não, Senhor! Justamente agora, não.
- Esperamos tanto por esse momento, não queremos ficar de fora.
- Irmãos, deem-me do seu azeite... As nossas lâmpadas estão se apagando... (o rico e Lázaro)

m) Não seja caso que nos falte a nós e a vós (25.9) = o azeite, no que concerne à Salvação, não pode ser dividido (é individual)
- As virgens prudentes negam. A sua reserva é individual. Toda a reserva será necessária. Se dividir, ambas as lâmpadas se apagarão.
- A Salvação é individual. O relacionamento com Deus não se empresta nem se pede emprestado. Se adquire.
- Não é egoísmo, mas pai não salva filho nem filho salva pai.
- O teste é o tempo!! As loucas não passaram no teste do tempo. Se o noivo chegasse mais cedo, teriam entrado para as bodas.

n) Comprai (25.9) = Buscai. Sem dinheiro, conforme Is 55.1
- A palavra “comprai” aqui não tem o envolvimento de dinheiro. Tem o sentido de buscar.
- Busque azeite. Busque azeite.
- Ore agora. Jejue agora. Leia a Bíblia agora. Pregue agora.

o) E tendo elas ido... chegou o esposo (25.10)
- Justo na hora que saem o Noivo chega.
- Há coisas que não podemos fazer na última hora. Estudar para uma prova. Preparar um esboço... Nesse caso, era tarde demais.
- Não é hora de sair. Permaneça onde está.

p) As preparadas entraram com ele para as bodas (25.10) = os crentes diligentes entram na glória
- Esse será o momento glorioso para todo aquele que esperou no Senhor de forma vigilante.
- Entrar para as bodas. Ver o rosto do noivo. Agora será glória.
- Toda lágrima será enxugada (Ap 22.4). Morte nunca mais.

q) E fechou-se as portas (25.10) – As portas fecham e ninguém mais pode abrir (Ap 3.7,8)
- Idêntico aos dias de Noé e do Dilúvio;
- Idêntico aos dias de Ló e Sodoma e Gomorra
- Depois que a porta fechar, quem entrou, entrou, quem não entrou não entra mais.

r) Abre-nos a porta, Senhor (25.11) = desespero de quem ficou
- Tarde demais. O Senhor não as conhece. Seu tempo foi perdido.

CONCLUSÃO
- A Parábola das Dez Virgens é um alerta poderoso para os crentes de todas as igrejas para que vigiem.

CONVITE
- 1º - Para quem ainda não aceitou Jesus.
- 2º - Para quem quer redobrar a vigilância após esta data.